AVIAÇÃO COMERCIALNOTICIASNOTÍCIAS MUNDOSem categoria

Voos da TAP atrasam devido à greve geral em França

Sindicatos convocaram, hoje, nova greve e 200 manifestações contra o alargamento da idade de reforma dos 60 para os 62 anos. Voos da TAP estão a ser afectados pelo protesto

A TAP está a sofrer atrasos nos seus voos com partidas ou chegadas a França, devido à greve geral da função pública que está a paralisar o país, informou hoje a companhia aérea.

De acordo com fonte oficial da TAP, “o controlo de tráfego aéreo naquele país está a verificar fortes constrangimentos” pelo que “à semelhança do que se está a verificar com todas as outras companhias, a operação da TAP para a Europa, excepto para Espanha, está a registar atrasos generalizados”.

Em França, e apesar da anulação de voos e de comboios, o país não parou, escreve o “El Mundo”. Em Paris, o metro funcionava esta manhã, ainda que pior do que num dia normal, mas a vida na cidade não se ressentiu particularmente da greve dos funcionários públicos.

Em localidades como Lille, Bordéus, Estrasburgo ou Metz, as perturbações nos transportes públicos foram mais sentidas, escreve a France Presse.

Cálculos do Minstério da Educação apontam uma adesão de 30% à greve entre os professores do primeiro ciclo e de 12% ao nível do secundário.

Quanto ao transporte ferroviário, a SNFC fala de 40% de adesão, enquanto os sindicatos indicam 46%.

Para a tarde, estão agendadas mais de 200 manifestações convocadas ao longo de todo o país. O anúncio, na semana passada, do aumento da idade da reforma, feito pelo ministro do Trabalho, Eric Woerth, fará com que os franceses saiam à rua, acreditam os sindicatos.

Aumentar a idade da reforma, em geral, e a reforma do sistema de pensões converteu-se na medida mais importante e mais contestada do ano para o Governo de Sarkozy, que já avisou: com ou sem consenso as alterações serão aprovadas em Setembro.

FONTE: Jornal de Noticias

Leia mais...

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close