AirbusESPAÇONOTICIASNOTÍCIAS BRASIL

UNOOSA e Airbus anunciam oportunidade de utilização da plataforma Airbus Bartolomeo

No Congresso Astronáutico Internacional (IAC) em Washington, o Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA) e a Airbus emitiram um Anúncio de Oportunidade (AO) para a utilização da plataforma externa Airbus Bartolomeo na Estação Espacial Internacional (ISS) para missões no ambiente espacial.

A missão Bartolomeo é uma das várias oportunidades orbitais de pesquisa oferecidas pela iniciativa “Acesso ao Espaço para Todos” da UNOOSA, que visa permitir que todos os países, especialmente as nações espaciais emergentes, acessem e aproveitem os benefícios do espaço.

Alinhada com a missão e os objetivos da iniciativa Acesso ao Espaço para Todos e o compromisso demonstrado pela Airbus em promover a ciência e a tecnologia espaciais nos países em desenvolvimento, essa cooperação contribui para ampliar o acesso às atividades e aplicações espaciais e aumentar a capacidade em termos de ciência e tecnologia espaciais . Essa parceria contribuirá para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o Objetivo 4 “Educação de Qualidade” e o Objetivo 9 “Indústria, Inovação e Infraestrutura”. Ela também promoverá a cooperação internacional entre nações nos usos pacíficos do espaço sideral. Além de Bartolomeo, a UNOOSA e a Airbus também estão cooperando no campo da observação da Terra.

“Por meio da iniciativa Acesso ao Espaço para Todos, a UNOOSA ajuda todos os Estados Membros, em especial os países em desenvolvimento, a abrir novos caminhos na ciência e tecnologia espacial. Essa oportunidade dará aos participantes a chance de desenvolver suas capacidades espaciais por meio de uma plataforma exclusiva e explorar como o espaço pode ajudá-los a alcançar os ODS na prática. Estamos orgulhosos de fazer parceria com a Airbus, líder no setor aeroespacial, para oferecer essa incrível oportunidade aos Estados Membros da ONU” disse a diretora da UNOOSA, Simonetta Di Pippo.

“Estamos muito satisfeitos por continuar nossa cooperação com a UNOOSA, após a reação positiva ao pedido de manifestação de interesse do ano passado, que recebeu 65 respostas. Agora estamos convidando os Estados Membros a apresentarem suas inscrições com experimentos e objetivos relevantes ao projeto, incluindo de que maneira ajudarão a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Na próxima fase, a UNOOSA liderará a escolha do parceiro beneficiado, com a Airbus atuando como consultora técnica”, disse Johannes von Thadden, Diretor de Vendas da Airbus, Sistemas Espaciais, durante a cerimônia de assinatura no IAC. “Operar uma missão espacial na plataforma Bartolomeo é uma maneira altamente econômica em termos de tempo e custo para levar uma carga útil ao espaço. Com a nossa iniciativa, os países e instituições que hoje não contam com recursos financeiros para a pesquisa espacial agora terão acesso a ela”.

As inscrições para a missão Bartolomeo já estão abertas. As partes interessadas que preenchem os critérios de elegibilidade podem se inscrever.

O anúncio de oportunidade pode ser encontrado no site da UNOOSA: www.unoosa.org/oosa/en/ourwork/psa/hsti/orbitalmission/bartolomeo/index.html

fonte: JeffreyGroup Brasil

Agência Lelo - Laboratório Criativo
Leia mais...

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close