ENTREVISTANOTICIASNOTÍCIAS BRASILSem categoria

Uma visão do mercado de seminovos

FlightMarket entrevistou Philipe Figueiredo, Diretor de Vendas da Líder Aviação, que revela sua visão do mercado e detalhes do processo de compra e venda de uma aeronave

Flight Market: Como o mercado de seminovos se comportou em 2012?

Philipe Figueiredo: O mercado continuou forte, como esperávamos. Na Líder, tivemos um crescimento de 25% no volume de vendas.

O mercado nacional contribuiu para aumentar a oferta de seminovos?

No Brasil, a oferta cresceu por conta da renovação da frota. A economia nacional está aquecida, o que levou muitos clientes a comprarem aviões mais novos ou mais robustos e colocarem a aeronave que tinham à venda.

Como é o trabalho da equipe de vendas da Líder Aviação?

Trabalhamos para identificar clientes e buscar aeronaves. Quando encontramos oportunidades, fechamos um contrato de exclusividade com o cliente. Assim, podemos priorizar a venda, fazendo com que toda a equipe trabalhe para comercializar o produto e evitando um leilão da aeronave.

Quando auxiliamos um cliente na compra, fazemos um check de todas as informações anunciadas, uma inspeção pré-compra bastante criteriosa, na qual avaliamos se a aeronave não apresenta corrosão, equipamento defeituoso – o que poderia afetar a aeronavegabilidade – e, principalmente, que não tenha nenhum incidente “mascarado”. Para isso, contamos com os profissionais mais capacitados do mercado, para que possamos garantir que o cliente está fazendo a melhor opção possível, de acordo com sua necessidade.

Aeronaves com garantia de procedência são atestadas com o “pre-owned”, um selo de qualidade emitido Líder, que comprova que a aeronave está em perfeitas condições e que não possui histórico de acidentes. No mercado, o selo pre-owned é bastante prestigiado, pois é concedido por uma empresa com a expertise da Líder, que já vendeu mais de 800 aeronaves.

Como a Líder trabalha as negociações com aeronaves do exterior?

Temos parcerias com brokers internacionais, que nos garantem estoques exclusivos. Se um cliente brasileiro procura uma aeronave no exterior, somos indicados por esses parceiros e passamos a intermediar a negociação. Caso o broker não tenha o produto que procuramos, nossa equipe realiza um trabalho de pesquisa para encontrar exatamente a solução que o cliente busca.

Uma vez realizada a compra, cuidamos de todo o processo de logística que envolve a importação da aeronave – desde a tributação alfandegária ao traslado do avião.

Por que é necessário recorrer a empresas especializadas na hora de se adquirir uma aeronave?

Porque a compra de um avião não é um processo de corretagem simples, como de outros produtos com menor valor agregado. Envolve investimentos altos e, principalmente, muito conhecimento sobre o produto. Não basta saber as especificações técnicas da aeronave. É preciso conhecer todas as etapas do processo de compra e venda de aviões para oferecer a melhor solução ao cliente. Por isso, quem procura uma aeronave precisa buscar empresas e profissionais devidamente capacitados. E a Líder Aviação tem total capacidade de oferecer essas soluções integradas.

Como será 2013? Quais as estratégias da Líder para as vendas de seminovos este ano?

Vamos continuar focados, trabalhando muito no setor de seminovos, pois ainda há muitas oportunidades. Nossa estratégia é continuar buscando mais contratos de exclusividade e novas ofertas, sempre com o objetivo de encontrar as melhores soluções para nossos clientes.

Como você vê a atuação do FlightMarket neste mercado?

Até o lançamento do FlightMarket, não tínhamos nenhum meio brasileiro de contato com o cliente do mercado de aeronaves seminovas. Percebemos que, com o amadurecimento do site, o segmento vem apresentando uma melhoria sensível. Prova disso é que investimos numa parceria com o site, contribuindo inclusive com o desenvolvimento de ferramentas que auxiliam os usuários na busca por aeronaves, como uma ferramenta que realiza cotação de seguros.

fonte: flight market

Leia mais...

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close