AVIAÇÃO COMERCIALNOTICIASNOTÍCIAS MUNDOSem categoria

TAP considera greves anunciadas um “sinal de irresponsabilidade”


A TAP reagiu na quarta-feira (01/06) ao anúncio de uma greve de dez dias por parte do SNPVAC, que representa as assistentes e os comissários de bordo da companhia, considerando que o mesmo “constitui um sinal de irresponsabilidade, com consequências dramáticas para os passageiros e uma ameaça séria à empresa e aos seus trabalhadores”. 

Em comunicado, a TAP explica que a diminuição de um elemento nas equipas do pessoal de cabina, motivo alegado pelo sindicato para convocar a greve, “foi tornada obrigatória no âmbito das medidas de redução de custos a que a TAP, tal como todo o sector público, está obrigada, no contexto da difícil situação económica em que o País se encontra”. 

De acordo com a companhia, “com esta alteração, a TAP fica com um número de elementos adequado à situação concorrencial no ambiente europeu, melhorando a sua produtividade”, salientando que “as assistentes e comissários de bordo não sofrem qualquer redução salarial nem aumento do tempo de trabalho” por causa da mesma. 

A TAP relembra ainda que “esta medida foi longamente debatida com o sindicato ao longo dos últimos três anos”, avançando que, “sempre que se desenhou um acordo, o SNPVAC apresentou novas exigências, protelando até ao limite a entrada em vigor do novo regime”. 

Segundo refere a companhia, o SNPVAC estaria disposto a aceitar “a redução de um elemento no pessoal de cabina”, desde que a TAP oferecesse condições que para a transportadora nacional são “verdadeiramente insultuosas para a generalidade dos trabalhadores portugueses”. 

Neste sentido, a TAP “apela ao brio e ao profissionalismo das assistentes e dos comissários de bordo, e ainda ao bom senso da recém-eleita direcção do SNPVAC para que tornem possível desconvocar imediatamente estas greves”, conclui a companhia.
Fonte: Turisver
Agência Lelo - Laboratório Criativo
Leia mais...

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close