AirbusNOTICIASNOTÍCIAS MUNDO

Satélite CHEOPS construído pela Airbus é transportado por via aérea para a Guiana Francesa

O CHEOPS (CHaracterising ExOPlanet Satellite), construído pela Airbus em Madri, foi carregado no avião cargueiro que o transportou até Kourou, na Guiana Francesa. Após a chegada, a espaçonave será preparada para o lançamento em meados de dezembro em um lançador da Soyuz.

A Airbus se encarregará das operações de fase de lançamento e fase inicial da órbita (Launch and Early Orbit Phase) do satélite, bem como da entrada em operação em órbita (In Orbit Commissioning), após a qual a sonda será entregue à Agência Espacial Europeia (ESA).

O satélite CHEOPS é uma parceria entre a ESA e a Suíça. A missão analisará, ao longo de pelo menos três anos e meio, o trânsito de exoplanetas quando passam na frente de suas estrelas. Ele operará a partir de uma órbita síncrona à do Sol, a uma altitude de 700 km.

O CHEOPS é o primeiro satélite da ESA a estudar exoplanetas. Curiosamente, Michel Mayor, um dos primeiros europeus a estudar exoplanetas, recebeu recentemente o Prêmio Nobel de Física quando estava em Madri na semana passada. Ele lançou as bases para missões como a do CHEOPS.

Este e outros comunicados à imprensa e fotos de alta resolução estão disponíveis em: AirbusMedia

Sobre a Airbus

A Airbus é líder global em aeronáutica, espaço e serviços relacionados. Em 2018, gerou receitas de €64 bilhões e empregou cerca de 134 mil profissionais. A empresa oferece a gama mais abrangente de aviões de passageiros e é líder europeia no fornecimento de aviões-tanque, de combate, transporte e missões, bem como uma das principais empresas espaciais do mundo. No segmento de helicópteros, fornece as soluções civis e militares mais eficientes do mundo.

Fonte: JeffreyGroup Brasil

Agência Lelo - Laboratório Criativo
Leia mais...

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close