AEROPORTOSNOTICIASNOTÍCIAS BRASILSem categoria

Palestras divulgam trabalhos de restauração do solo no Galeão

A Infraero apresentou em junho, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim, uma série de palestras em comemoração à Semana do Meio Ambiente. “Conservação do solo e recuperação de áreas degradadas – Caso Galeão”, com o pesquisador Aluísio Granato, da Embrapa Solos, e “Técnicas de Bioengenharia aplicadas à estabilização de taludes”, com o pesquisador Hugo Portocarrero, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, demonstraram os bons resultados de um projeto realizado através de parceria entre Infraero e Embrapa, que desenvolve métodos de recuperação do solo em áreas do Aeroporto do Galeão para deter o avanço de processos erosivos e desgaste do solo da área.

O projeto, que se iniciou em 2002, utiliza diversas técnicas para realizar a recuperação ambiental da área aeroportuária. Entre as principais, estão práticas mecânicas de manejo do solo e da água; técnicas vegetativas que envolvem trabalhos de plantio, sistematização do solo, correção da fertilidade do solo, entre outras medidas para restaurar o solo e a vegetação das áreas afetadas pelo desgaste. 

 
O projeto permite ainda o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, como a tese de doutorado de Hugo Portocarrero, que utilizou as iniciativas realizadas pela Infraero e Embrapa na recuperação de solos como referência em seu trabalho. A proposta é que novos projetos sejam desenvolvidos a partir do trabalho, tendo possivelmente a participação da PUC do Rio de Janeiro. “Trabalhos como este demonstram a responsabilidade e o cuidado da Infraero ao lidar com o meio ambiente na atividade aeroportuária”, disse André Luís Marques de Barros, superintendente do Galeão.

FONTE: INFRAERO 

Leia mais...

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close