HISTÓRIANOTICIASNOTÍCIAS BRASILSem categoria

Museu TAM foi visitado por 90 mil pessoas desde a reinauguração

O Museu TAM (www.museutam.com.br) acaba de atingir a marca dos 90 mil visitantes desde que foi reinaugurado, em junho de 2010. Localizado em São Carlos, no interior paulista,o museu é a realização do sonho dos irmãos Rolim e João Amaro de preservar a história da aviação. A instituição foi criada em 1993 e passou por extensa reforma antes de ser reaberta ao público, no ano passado. Até então, sob o antigo nome de Museu Asas de um Sonho, já havia recebido mais de 80 mil visitantes. Se somados os dois períodos, o número chega a mais de 165 mil pessoas.

“Em 9 meses, alcançamos uma marca histórica, que nos enche de alegria e é motivo de orgulho para uma companhia aérea declaradamente apaixonada por voar”, afirma João Amaro, presidente do Museu TAM. “Todos que entram aqui no museu podem realizar essa viagem pela trajetória da aviação. Vamos continuar prestando essa homenagem ao contar a história dos aviões e as proezas dos criadores, construtores, mecânicos, heróis e pilotos do passado”.

Recentemente, uma pesquisa encomendada pela TAM identificou que 21% dos visitantes do Museu TAM são moradores de São Paulo, enquanto 14% deles residem em São Carlos. Campinas e Ribeirão Preto também são cidades de origem de muitos visitantes. Ao todo, o interior de São Paulo responde por quase 60% das visitas ao museu.

“Estamos satisfeitos com o interesse do público e ainda vamos atingir outras marcas. Temos recebido diversos grupos de estudantes, e há também muitas famílias que vêm aqui nos finais de semana para um passeio de descoberta e encantamento. Nosso público encontra no Museu TAM uma das melhores experiências pelo mundo da aviação”, afirma João Amaro.

A coleção do Museu TAM, que reúne o maior acervo de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea, começou com duas aeronaves: um Cessna 140 e um Cessna 195. Hoje, já são mais de 70 aviões em exposição, sendo que dois chegaram há pouco tempo. É o caso do Hawker Siddeley HS-125 (bimotor a jato doado pela FAB – Força Aérea Brasileira) e do Roloff-Unger RLU-1 Breezy Pusher (réplica do famoso ultraleve norte-americano montado nas oficinas do Museu TAM).

Além das aeronaves, são atrações o espaço TAM Kids, o simulador de voo, a área que explica o funcionamento dos equipamentos que impulsionam os grandes jatos, os 60 uniformes antigos da aviação, e o espaço Rolim, que conta a história e a trajetória da TAM e de seu fundador. O museu (Rodovia SP 318, km 249) tem ainda um auditório utilizado para palestras, conferências e eventos culturais.

Museu TAM

– Contato: (16) 3306-2020.

– Funcionamento: quarta-feira a domingo, das 10h às 16h (entrada autorizada até as 15h).

– Coordenadas para quem quiser ir de avião: Latitude 21º 52´ 35´ ´ S e Longitude 047º 54´ 12´ ´ W.

– Ingressos: R$ 25, com meia entrada de R$ 12,50 para estudantes e idosos de 60 a 65 anos. Idosos a partir de 65 anos e crianças até 6 anos não pagam. Aceitam-se cartões de crédito (American Express, Diners, Mastercard e Visa) e cartões de débito.

– Estacionamento e wi-fi gratuitos.

Fonte: Jornal de Turismo
Agência Lelo - Laboratório Criativo
Leia mais...

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close