AirbusFIDAENOTICIASSem categoriaTECNOLOGIA

JetSMART escolhe o sistema ROPS da NAVBLUE para toda a sua frota

A subsidiária da Airbus NAVBLUE fornecerá à companhia aérea chilena JetSMART o sistema ROPS (Runway Overrun Protection System) da Airbus. No acordo assinado na FIDAE de Santiago do Chile, a NAVBLUE equipará 100 aeronaves, incluindo o processo de retrofit de três aeronaves já em operação. Como resultado, toda a frota da Família A320 da JetSMART será equipada com o ROPS até o final de 2026.
“Como uma companhia aérea moderna, a nossa estratégia é procurar a melhor aeronave com os sistemas mais modernos, e as aeronaves Airbus da Família A320 com ROPS são claramente a melhor resposta às necessidades das nossas tripulações em termos de segurança operacional”, disse o CEO da JetSMART Estuardo Ortiz.
“Estamos orgulhosos que o sistema ROPS tenha sido selecionado pela JetSMART. Este acordo é um verdadeiro voto de confiança em nossa solução de proteção contra ultrapassagem do limite da pista”, disse o CEO da Navblue Fabrice Hamel.
O ROPS (Runway Overrun Prevention System – o sistema de prevenção de ultrapassagem do limite da pista) é uma tecnologia de bordo para a cabine de comando, da qual a Airbus e a NAVBLUE foram pioneiras ao longo de vários anos. É um sistema de alerta que reduz a exposição ao risco de ultrapassar o final da pista e, caso necessário, fornece proteção ativa. Ele compara em tempo real o comprimento restante da pista até a distância esperada de parada total para evitar a ultrapassagem do final da pista. Até agora, o ROPS foi instalado em mais de 900 aeronaves de corredor único e fuselagem larga, e muitas outras estão aguardando entrega.
A excursão da pista – que significa uma aeronave desviar para a lateral da pista ou ultrapassar o final dela – continua a ser a principal causa de danos de célula de aeronaves civis. O ROPS é o único sistema de prevenção de ultrapassagem certificado por todas as principais autoridades.
A JetSmart é uma companhia aérea chilena de custo ultrabaixo criada pelo fundo de investimentos norte-americano Indigo Partners, que também controla a companhia aérea americana Frontier Airlines, a mexicana Volaris e a húngara Wizz Air. Sua principal base de operações é o Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez em Santiago do Chile.
fonte: JeffreyGroup Brasil
Leia mais...

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close