AVIAÇÃO MILITARHELICÓPTEROSNOTICIASSem categoria

Helicóptero KAI Surion da Coreia do Sul voa pela primeira vez

O primeiro protótipo do helicóptero utilitário Surion, co-desenvolvido pela Korea Aerospace Industries (KAI) e pela Eurocopter, com sucesso completou seu primeiro voo no dia 10 de março, cerca de sete meses após sua apresentação oficial, conforme anunciou a Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul.

O voo de 30 minutos de duração foi realizado na base aérea de Sacheon, cerca de 430 km ao sudeste de Seul, defronte 160 convidados, informou a agência num press release.

Os dois pilotos e um engenheiro de testes de voo estavam a bordo durante as manobras de voo pairado a 30 pés que incluiram curvas e manobras de táxi. A KAI disse que o programa de testes de voo atingirá a velocidade de 140 kts e altitude de 2.000 pés até abril.

 

O helicóptero Surion é o primeiro produzido na Coreia do Sul apesar de ser desenvolvido em cooperação com a Eurocopter, num projeto que necessitou cerca de US$ 1,1 bilhão de investimento, tornando-se o maior contrato militar já assinado entre a Coreia do Sul e um país que não os Estados Unidos.

A KAI vem usando fabricantes locais para 60% das peças da aeronave, incluindo as pás do rotor principal e os sistemas de monitoramento de uso e de condições (HUMS). A Eurocopter providencia a caixa de transmissão, o mastro do rotor e o piloto automático. A empresa europeia também oferece assistência técnica através de envio de técnicos para Coreia do Sul.

O helicóptero pode alcançar uma velocidade máxima de 240 km/h e transportar dois pilotos e 11 soldados, de acordo com a KAI. Pode pairar a 9.258 pés com uma razão de subida de 500 pés por minuto e permanecer voando por duas horas.

O programa de Helicóptero Utilitário para Coreia do Sul (KUH) foi lançado em 2006. O protótipo eventualmente terá a companhia de mais três aeronaves de testes.

A primeira aeronave deverá entrar em serviço operacional com o Exército da República da Coreia do Sul em 2012.

Cerca de 245 KUH foram encomendados e substituirão a frota de helicópteros utilitários do Exército sul coreano, incluindo os modelos UH-1H e MD500. Os KUH serão usados nas missões de transporte de tropas de assalto, busca e salvamento, transporte tático, ligação e operações de evacuação médicas. Existe ainda o plano de fabricar uma versão comercial do KUH. A KAI estudo aue possa vender cerca de 300 aeronaves ao redor do mundo através de uma joint venture entre as duas companhias.

Uma cerimônia oficial do primeiro voo acontecerá em maio.

FONTE: CAVOK

Leia mais...

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close