EVENTOSHELICÓPTEROSNOTICIASSem categoria

Helibras apresenta aeronaves especiais para Bombeiros

Empresa estará presente durante evento internacional, com soluções personalizadas para as missões de salvamento, resgate, transporte inter-hospitalar, combate a incêndios e outras ocorrências.

Utilizando o know-how adquirido em 32 anos de atuação no mercado brasileiro, a Helibras vai apresentar, durante o XI Senabom – Seminário Internacional de Bombeiros, que acontece entre os dias 23 e 26 de junho na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, diversas soluções utilizadas nos helicópteros que comercializa no país, destinadas a missões de busca, resgate, salvamentos e combate a incêndios.

Os destaques serão os modelos EC130B4 e EC135 equipados com kit aeromédico, os quais têm sido bastante procurados pelos Grupamentos Aéreos dos Corpos de Bombeiros de todo o país, por causa da versatilidade e eficácia que apresentam durante as missões.

O kit aeromédico do EC 130B4, instalação que é um diferencial na redução dos riscos e nas chances de sobrevida quando de resgates a vítimas de acidentes graves, foi desenvolvido pela Helibras, em conjunto com as diversas Corporações que utilizam as aeronaves diariamente, e que contribuíram com informações para a engenharia da empresa no Brasil. O arranjo interno da cabine com o kit instalado permite a condução da aeronave por 2 (dois) pilotos, mais o paciente deitado em maca removível, um médico sentado na cabeceira do paciente, um socorrista e um tripulante operacional sentado na porta deslizante esquerda, além dos equipamentos médicos e sistema de oxigênio.

Com este desenvolvimento de projeto nacional, o EC 130B4 torna-se um helicóptero monoturbina que atende integralmente ao RBHA 91 subparte “K” (operação com 2 pilotos na cabine) e à Portaria No. 2048 do Ministério da Saúde que versa sobre transporte aeromédico no país.

Já o EC 135, biturbina leve, certificado para vôo por instrumentos monopilotado e operação na Categoria “A”, graças à sua cabine ampla e bagageiro interligado, possui arranjo interno que possibilita o vôo com 2 pilotos, mais 2 pacientes deitados em maca, ambos assistidos por 2 médicos sentados nas respectivas cabeceiras, o que facilita a realização de procedimentos médicos em vôo.

Seu kit aeromédico possui todos os equipamentos e sistemas necessários ao atendimento de emergência médica ao paciente transportado, inclusive entre hospitais.

O seu disco do rotor principal alto aliado ao rotor de cauda carenado e à existência de portas traseiras articuladas, possibilitam a entrada e saída das macas por trás da fuselagem – principal ponto de vantagem em relação aos seus concorrentes e motivo de seu sucesso no mercado aeromédico na Europa e nos Estados Unidos. Esse modelo detém mais de 57% desse mercado mundial para aeronaves de sua categoria.

Outros equipamentos serão mostrados pela Helibras durante o Senabom, como guincho de salvamento e sistema de rappel.

“A Helibras vem desenvolvendo muitos acessórios para os diversos modelos de helicópteros que produz e comercializa e possui soluções de suporte técnico e logístico que viabilizam a operação constante. Para a operação dos Bombeiros, aqueles desenvolvidos para a família Esquilo (AS350 e EC130), permitem uma agilidade muito grande, seja na operação da aeronave em locais de pouso restrito, na solução interna para prover o melhor atendimento às vítimas socorridas, ou na prestação de serviços de manutenção e fornecimento de peças para as aeronaves” afirma Mauro Ayres, Gerente de Vendas para o Mercado Governamental.
Serviço

XI Senabom – Seminário Internacional de Bombeiros 

Data do evento: 23 a 26 de junho de 2010
Local: Parque Vila Germânica – Blumenau – SC
Público alvo: bombeiros militares e comunitários, engenheiros e técnicos de segurança, profissionais da Defesa Civil, profissionais que atual na área de segurança e fabricação de equipamentos de prevenção, combate a incêndios, busca e salvamento (atendimento pré-hospitalar) e brigadistas profissionais.

FONTE: Poder Aéreo

Leia mais...

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close