AVIAÇÃO MILITARNOTICIASSem categoriaTECNOLOGIA

EADS apresenta treinador PZL-130 Orlik modernizado

Foi apresentado nesta quarta-feira (22), nas instalações da EADS/PZL Warsaw-Okecie, subsidiária polonesa do grupo europeu EADS, o primeiro dos dois treinadores turboélice PZL-130 Orlik modernizados para o padrão TCII.

O PZL-130 Orlik TC II recebeu, entre outras inovações, um conjunto de aviônicos IFR Garmin, equipamento que permitirá a realização de treinamentos mesmo em condições de baixíssima visibilidade.

Durante a cerimônia de apresentação, Wladyslaw Skórski, vice-diretor da EADS/PZL, enumerou as diversas melhorias introduzidos nas aeronaves, cujo destaque fica por conta do significativo aumento obtido na performance dos motores. Segundo Skórski , os novos motores consomem 20% a menos de combustível, enquanto a velocidade máxima da aeronave foi aumentada para 465 km/h, ou seja, 50 km/h a mais do que a primeira versão.

Os refinamentos aerodinâmicos introduzidos no Orlik TCII aumentaram em 40% a manobrabilidade do avião com relação ao design original.

De acordo com o contrato assinado em janeiro de 2010, mais 14 exemplares do modelo passarão para o padrão TC II. Conversações paralelas estão em andamento com a finalidade de se modernizar um lote adicional de 12 Orliks para o padrão TCII Synthetic Cockpit, pretendendo-se, com isso, instalar uma cabine dotada de instrumentação digital de acordo com os padrões existentes nos modernos jatos de combate da Força Aérea da Polônia.

Fonte: Tecnologia e Defesa

Leia mais...

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close