AVIAÇÃO DESPORTIVAEVENTOSNOTICIASSem categoriaTECNOLOGIA

EADS apresenta aeronave movida a combusível produzido com algas

A aeronave Diamond DA-42 movida com biocombustível produzido através de algas, vista no ILA Air Show, em Berlin. (Foto: EADS)

A EADS apresentou na semana passada, durante o ILA Berlin Air Show, uma aeronave Diamond DA42 a qual tornou-se a primeira a ser movida somente com biocombustível derivado de algas.

Testes realizados na aeronave, a qual é equipada com motores Austro Engine AE300, mostraram que a aeronave consome 1,5 litros por hora a menos que um motor com combustível Jet-A1, enquanto mantém o mesmo desempenho. Análises dos gases na exaustão também mostraram que ele emite oito vezes menos hidrocarbonetos, bem como uma significativa redução nas emissões de óxido de nitrogênio e de óxido sulfúrico. A EADS informou que apenas pequenos ajustes e modificações são necessárias para iniciar os voos de demonstração.

“Nosso voo com biocombustível puro feito com algas é o primeiro do mundo e uma empolgante marca nas pesquisas da EADS,” disse o Dr. Jean Botti, chefe técnico da EADS. “Isso abre o caminho da possibilidade de voos com emissão zero de carbono e nós continuaremos a focar nossas pesquisas nessa empolgante área. A terceira geração de biocombustíveis são mais do que a substituição de combustíveis fósseis de petróleo – eles empurram as possibilidades de futuros motores.”

As algas são vistas como uma das mais promissoras matérias-primas para biocombustíveis sustentáveis devido a sua habilidade de crescer em tanques de esgoto e em águas salobras, bem como na sua habilidade de rápida proliferação.

FONTE: CAVOK

Leia mais...

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close