AVIAÇÃO COMERCIALECONOMIANOTICIASNOTÍCIAS BRASILSem categoria

Azul chega a quase 8% do mercado em janeiro, diz Anac

 
Os dados comparativos de janeiro do desempenho das empresas aéreas no segmento doméstico, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, mantém a liderança isolada da Tam (com 43,35% do total de passageiros pagos transportados), seguida pela Gol (37,27%), mas destaca a arrancada da Azul, que já conquistou 7,74% do total de paxs, contra 4,78% do mesmo período do ano passado – um crescimento de três pontos percentuais e 62% em um ano.

A empresa de David Neeleman, que fez de Viracopos, em Campinas (SP), o seu principal hub, segue firme na terceira posição, tendo superado a Webjet (5,53% em 2011 contra 6,61% em 2010), Avianca e Trip (cujo desempenho praticamente empata no percentual de passageiros em janeiro, com 2,54% e 2,51% respectivamente).

Na média, a demanda continua subindo mais do que a oferta, o que acarreta voos ainda mais cheios nos horários de pico, já que a demanda cresceu 16,43% e a oferta 13,8% entre 2010 e 2011. De um modo geral, as empresas tiveram desempenho positivo nesse quesito quando avaliadas individualmente, tendo crescido mais em número de passageiros que de assentos, caso da Avianca, Gol, Tam e Trip.

Já a Azul, por outro lado, a despeito de seu bom desempenho em relação ao share (fatia de mercado), teve a oferta ampliada em 92% e a demanda em 88% em um ano. A Webjet teve mais 3,68% de assentos ofertados em janeiro de 2011, mas viveu uma queda de 2,64% no número de passageiros.

No entanto, como as duas empresas estão em crescimento, o que justifica a ampliação da oferta, ainda assim elas registraram a melhor ocupação da indústria em janeiro.

No internacional, porém, não tem para ninguém. Entre as nacionais, o poder segue com a Tam, com 85,37% dos voos entre as brasileiras que operam no Exterior, seguida por Gol, com distantes 13,37% e Avianca com 1,24%.

Fonte: Panrotas
Leia mais...

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close