AVIAÇÃO MILITARNOTICIASSem categoria

Argentina realiza exercício de C-SAR Valkyria III 2010

Entre os dias 13 e 21 de abril foi realizado um exercício de ByRCOM (Busca e Resgate em Combate), denominado Valkyria III 2010, na IV Brigada Aérea, baseada em Mendoza, Argentina.

O exercício consistiu na recuperação de dois pilotos ejetados na profundidade do território inimigo. A ejeção teria acontecido em uma zona montanhosa, de difícil acesso, e contou com pessoal da Força Aérea Argentina (FAA) e do Exército do país, que utilizaram helicópteros para realizar o resgate.

A FAA utilizou helicópteros Bell 212 e Hughes 500D armados, denominados Avispa, integrantes da VII Brigada Aérea, de Buenos Aires e os SA-315 Lama, da IV Brigada.

Já a Aviação do Exército utilizou helicópteros Bell UH-1H Huey II, armados com metralhadoras MAG de 7,62 mm, uma em cada porta, pertencentes ao Batalhão de Helicópteros de Assalto 601, cuja base se encontra no Aeródromo Militar Campo de Mayo, localizado nos limites da cidade de Buenos Aires. Os helicópteros foram apoiados por aviões IA-63 Pampa II e IA-58A/D Pucará.

Também foram utilizados paraquedistas pertencentes ao GOE (Grupo de Operações Especiais) da FAA, que saltaram de aeronaves C-130B Hercules do Grupo I de transporte da I Brigada Aérea. Para operações de inteligência e comunicação foi utilizado um Cessna 210 do Grupo de Guerra Eletrônica (CGE), modificado para o padrão COMINT (Inteligência de Comunicações) através da adaptação de equipamentos específicos.

No total, foram utilizadas 22 aeronaves de ambas as Forças e cerca de 600 homens, fazendo com que o exercício fosse bem sucedido, levando-se em consideração que todo o software utilizado é de desenvolvimento argentino.

FONTE: Tecnologia e Defesa

Leia mais...

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close