AirbusAirbus Defence and SpaceESPAÇONOTICIASNOTÍCIAS BRASILNOTÍCIAS MUNDO

Airbus faz parceria com a Amprius, empresa líder em tecnologia de baterias de alta densidade de energia

A Airbus Defense and Space firmou parceria com o atual financiamento de capital da empresa americana Amprius Inc.. Esses recursos impulsionarão ainda mais o desenvolvimento de baterias de nova geração baseadas na tecnologia Silicon Nanowire Anode (ânodo de nano-fios de silício).

O investimento da Airbus Defense and Space ajudará a impulsionar o desenvolvimento de uma maior capacidade de produção em termos de volume, além de células de maior densidade de energia para os programas aeroespaciais da Airbus Defense e Space, como as inovadoras iniciativas Zephyr High Altitude Pseudo Satellite e Urban Air Mobility.

“Esta parceria reforça o vínculo entre dois líderes de mercado – as baterias de última geração do mercado combinadas com o avançadíssimo programa HAPS (Pseudo Satélite de Alta Altitude). O Zephyr é o único que opera na estratosfera a uma altitude média de 70.000 pés movido exclusivamente a energia solar, fornecendo persistentes serviços locais semelhantes aos dos satélites e dando suporte a uma ampla gama de aplicações e tarefas”, disse Jana Rosenmann, Diretora de Sistemas Aéreos Não Tripulados da Airbus.

A Amprius foi a primeira a introduzir no mercado ânodos 100% de silício em baterias de íon de lítio em 2013, e a empresa fabrica as baterias comerciais de maior densidade de energia do setor. Entre os produtos e as plataformas de tecnologia da empresa estão o ânodo de nano-fios 100% de silício, ânodos compostos de grafite de silício, cátodos ricos em lítio e eletrólitos de alta tensão projetados para silício.

“Estamos extremamente satisfeitos por trabalhar com a Airbus e fornecer baterias para o programa Zephyr”, disse Jon Bornstein, COO da Amprius. “A incorporação das baterias de íon de lítio 100% à base de ânodo de nano-fios de silício da Amprius na plataforma Zephyr representa uma importante validação dessa tecnologia. Da mesma forma, nosso desenvolvimento de células de alta energia para o Urban Air Mobility trará empolgantes oportunidades em novos mercados de aviação”.

As baterias de alta densidade de energia da Amprius Inc. são usadas para smartphones, dispositivos wearables, drones, robótica, veículos aeroespaciais, transporte elétrico e equipamentos militares.

O Zephyr é o principal veículo aéreo não tripulado (UAV ou VANT) solar-elétrico estratosférico do mundo. Ele traz novos recursos de visualização, detecção e conexão para clientes comerciais e militares. O Zephyr tem o potencial de revolucionar a gestão de desastres, como no monitoramento da propagação de incêndios florestais ou de derramamentos de óleo. Ele proporciona vigilância persistente, rastreando o cenário ambiental mundial em constante mudança e poderá fornecer comunicações para as áreas mais desconectadas do mundo.

O Zephyr é ativado pela mais recente tecnologia de baterias. Tanto o aumento nos volumes de produção das baterias de nova geração quanto as pesquisas para desenvolvimento futuro serão usadas para promover o programa Zephyr e ampliar sua posição de líder de mercado.

Sobre a Airbus

A Airbus é líder global em aeronáutica, espaço e serviços relacionados. Em 2018, gerou receitas de €64 bilhões e empregou cerca de 134 mil profissionais. A empresa oferece a gama mais abrangente de aviões de passageiros e é líder europeia no fornecimento de aviões-tanque, de combate, transporte e missões, bem como uma das principais empresas espaciais do mundo. No segmento de helicópteros, fornece as soluções civis e militares mais eficientes do mundo.

Sobre Amprius

A Amprius, Inc. é uma fabricante líder de baterias de íons de lítio de alta energia e alta capacidade e produz as células de maior densidade de energia do setor. A sede corporativa da empresa fica em Fremont, Califórnia, onde estão localizados um laboratório de P&D e instalações piloto de fabricação para a produção de células e ânodos de nano-fios de silício. A Amprius, Inc. possui um laboratório de pesquisa e desenvolvimento de materiais em Nanjing e uma instalação de fabricação de baterias de alto volume em Wuxi, ambas na China.

Sobre o Programa Zephyr da Airbus

A missão alvo original do Zephyr é fornecer persistência local a um preço acessível com uma aeronave reutilizável movida a energia solar, oferecendo um amplo escopo de aplicações que vão, por exemplo, desde serviços e vigilância marítimos a missões de patrulha de fronteira, comunicações, detecção e monitoramento de incêndios florestais, ou navegação. Operando na estratosfera a uma altitude média de 70.000 pés / 21 quilômetros, o Zephyr ultraleve tem uma envergadura de 25 metros e pesa menos de 75 kg e voa acima do clima (nuvens, correntes de jato) e acima do tráfego aéreo regular, cobrindo pegadas locais ou regionais.

Uma solução ideal para “persistência local” (ISR – Inteligência, Vigilância e Reconhecimento), o Zephyr tem a capacidade de manter o foco em uma área de interesse específica (que pode ter centenas de quilômetros de largura), ao mesmo tempo em que fornece comunicações semelhantes a satélites e serviços de observação da Terra (com maior granularidade de imagens) por longos períodos sem interrupção. O Zephyr não é exatamente uma aeronave ou um satélite, mas incorpora aspectos de ambos, tem a persistência de um satélite com a flexibilidade de um UAV. A única aeronave civil que voava a essa altitude era o Concorde e somente o famoso U2 e o SR-71 Blackbird militares podiam operar em níveis semelhantes. O Zephyr alcançou com sucesso vários recordes mundiais, incluindo a maior duração de voo sem reabastecimento, quando em seu voo inaugural em 2018, o Zephyr S, o primeiro modelo de produção da aeronave, voou por mais de 25 dias e alcançou recordes de altitude muito alta de 71.140 pés (mais de 21 quilômetros).

fonte: JeffreyGroup Brasil

Agência Lelo - Laboratório Criativo
Leia mais...

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close